A inédita Tobata’s Park ,que ocorrerá entre trilhas da cidade costeira de Osório-RS e da cidade de Caraá-RS, estreia em 2019 no HEBS com o prestígio de ser a primeira prova litorânea do circuito Hard! A prova leva também o nome de um dos mais carismáticos pilotos do Hard nacional, o piloto Tobata (Tiago Lume), que também assina a autoria da edição como um dos trackmanagers responsáveis pela produção do circuito.

Tobata’s Park

As cidades de Osório e Caraá no Rio Grande do Sul já possuem grande tradição offroad com inúmeras trilhas de mountain bike, trial e um crescente número de trilheiros amantes do Hard! O terreno  liso e pesado é uma particularidade da região! Não há muita inclinação no terreno e a base do solo é pedra e raiz.

Tobata’s Park será uma etapa dividida entre as duas cidades vizinhas! No sábado 08 de junho, em Osório,  haverá o prólogo  com reconhecimento, classificação e corrida entre os melhores colocados, num circuito de aproximadamente 7km. Não esperem muita facilidade, pois os gaúchos estão preparando uma recepção “puxadinha”!

No segundo dia (domingo, 09), no município do Caraá ocorrerá a esperada largada para as trilhas mato a dentro! Os pilotos largarão em grupos de cinco motos  num cross-contry emocionante de aproximadamente 5 km! O circuito do segundo dia terá aproximadamente entre 30 e 40km. A jornada das categorias cruzará belas e surpreendentes trilhas de muito mato e paisagens de campos abertos da serra do mar. O campeão do Tobata’s Park será o piloto que obtiver o maior somatório de pontos nos dois dias de prova. A etapa terá as categorias Iron, Bronze, Nacional, Feminina, Silver e Gold. Para Tobata, organizador da etapa, a corrida será a consolidação de um grande empenho dedicado a inserir o Rio Grande do Sul no Circuito HEBS:

“Aqui as trilhas são todas antigas, de gado, de tropeiros que usavam para vender mercadoria da serra para o litoral. Quando recebemos a confirmação no fim de 2018 de que o Tobata’s Park iria ser uma etapa oficial do HEBS nosso desafio foi unir essas trilhas para fazer um circuito. Ficamos quatro dias no mato com foice, serra, para ligar as trilhas numa extensão aproximada de três kilometros. No prólogo serrei e puxei muitas toras, usamos guinchos para posicionamento de pneus e preparação do circuito. Estamos prontos e afinado para receber competidores de todo planeta “, conta Tobata.

Contexto da etapa:
Uma invencibilidade em risco no parque de diversões”

Para os pilotos esta terceira etapa do HEBS é uma mistura de parque de diversões e desafio físico afinal o solo e as condições climáticas podem dificultar muito os óbstáculos da corrida. Além disso uma grande invencibilidade gaúcha pode ser quebrada na etapa de Tobata. Tiago Mergener irá ter que lutar para não sofrer a primeira derrota em casa, e muitos candidatos estão dispostos a levarem a vitória:

“Temos que entrar pra ganhar. Tiago tem a vantagem de correr no terreno que conhece mas isso não é lá grande coisa. No Brasileiro perdi pra ele quando errei o caminho várias vezes. Isso me tirou da briga. Vou pro Tobata fazer o meu melhor sem me preocupar com ele ou outro piloto”
Rigor Rico – MG (Piloto Gold – atual lider do campeonato e  Número 1 do Ranking The X Rider )

“Acredito que vai ser uma corrida difícil. Minha primeira de moto importada e acho que isso pode gerar um dificuldade adicional dependendo da adptação em corrida.Se eu não me perder como me perdi no Hard in Help, acho que tenho chance de um melhor desempenho”
Tiago Mergener – RS (Piloto Gold – Número 12 no Ranking The X Rider)

“Nunca corri no Sul. Estou com boas expectativas, intensifiquei os treinos físicos e de moto depois do Hard in Help. Apesar disso Tiago tem vantagem pelo fato de conhecer o terreno. Ainda assim não viajo longas distâncias para lutar pelo segundo lugar, por mais difícil que seja, meu objetivo é ser o primeiro.”
Gustavo Furlaneto – MT (Piloto Gold – Número 2 do Ranking The X Rider)

“Conheço bem a região onde será realizado o Tobata’s Park. Esta será a primeira edição do HEBS no local. Tenho certeza que o nível de dificuldade será maior, tanto pela extensão como pela dificuldade dos obstáculos. O Tobata já tem uma boa experiência como Track Manager, conhece o potencial dos pilotos… A região é muito rica em trilhas, com os mais variados níveis de dificuldade, sem falar no belo visual. Tenho certeza que ele está preparando um trajeto técnico e difícil, principalmente pra Gold. Minha expectativa é conseguir concluir a prova.” –
Juliano Castoldi – RS (Piloto Gold)

“Minha espectativa e completar a prova no tempo, nesta época do ano o terreno e quase sempre liso o que gera um desgaste físico a mais. Espero acertar a mão de acordo com as condições do dia.”
Rogério Zórtea – RS (Piloto Gold)

 

Sobres as cidades de Osório e Caraá

Caraá (RS):

Um tesouro atrás dos montes

Com pouco mais de 7 mil habitantes, o pequeno município do Caraá é o lugar perfeito para se experimentar o turismo rural! A região possuí verdadeiros cenários paradisíacos com uma reserva natural para se explorar. O município faz parte do bioma Mata Atlântica, onde a cobertura florestal original do município estima-se que seria em torno de 70% da área total. Atualmente, estima-se em torno de 14%, correspondente a uma área de aproximadamente 4.313ha. Considera-se como cobertura florestal, a floresta nativa secundária (constituída inicialmente de espécies pioneiras como vassoura e posteriormente, com o aparecimento de espécies nobres) e a floresta nativa primária (localizada nos topos dos morros e encostas declivosas). 

O município é agraciado com a nascente do Rio dos Sinos, com fortes quedas d`água, rodeada de mata ciliar. Existem também, várias cascatas no decorrer do território caraense, assim como rios, propícios para banho e exploração sustentável. Abaixo algumas sugestões:

Turismo Rural 

Localizada na Rua Professor José Cardoso na Comunidade de Rio dos Sinos tem como Proprietário o Senhor Jone Reis da Silva. Empreendimento de pequeno porte a agroindústria em questão está atuando no mercado do município e região a vários anos. Empreendimento de origem familiar onde os produtos são produzidos e processados pela família do proprietário. Entre os produtos os que mais se destacam são: a Rapadura de melado, pé de moleque, paçoquinha, rapadura de coco, mandolate, entre outros. A agroindústria se destaca na localidade por ser a única e por apresentar produtos de excelente qualidade. O processamento dos produtos é feito de maneira manual e mecanizada igualmente. É possível degustar o sabor da rapadura produzida com o mais puro melado e levar para sua casa um excelente complemento para o nosso chimarrão.

Camping Praia João Fernandes

Localizado na Comunidade de Passo do Marco, o Empreendimento em questão tem como proprietários o senhor Baltazar e sua esposa Geneci. O casal colocou sua propriedade destinada a área de lazer, a inteira disposição de pessoas que curtem o campismo e sobretudo a natureza à margem do Rio dos Sinos. O Camping conta com amplo espaço para barracas e trailers, rede hidráulica e elétrica, banheiros com banho quente, churrasqueiras e mesas distribuídas nas mais diversas partes do balneário, inclusive a margem do rio, serviço de bar, quadras esportivas: vôlei, futebol sete, entre outras recreações. No local também é ofertado aos turistas um delicioso almoço com produtos da agricultura familiar típicos da culinária local.

Camping Praia João Fernandes

Camping Praia João Fernandes

Cascata Vila Nova

Trilha rústica, de nível médio, onde se encontra uma belíssima cascata com aproximadamente 21 metros de altura em meio à mata atlântica. A trilha inicia-se com travessia em ponte de madeira, com destaque as belas paisagens da comunidade de Vila Nova. No pé da cascata existe um lago com águas límpidas e cristalinas que propiciam um refrescante e delicioso banho, uma verdadeira terapia. Seu entorno aflora a biodiversidade da região o que nos remete a uma exploração sustentável. O local é bastante visitado por jovens e adultos que curtem aventura e primam pelas belezas naturais que lá podem ser facilmente encontradas.

 

Município de Osório (Osório):

A terra dos bons ventos

Por ser o centro de entrada para o litoral, a “terra dos bons ventos”, como também é chamada, atrai muitos turistas uruguaios, argentinos e gaúchos que cruzam a cidade pelas BR 290, BR 101 e RS 389. Com uma localização privilegiada entre a capital e a cidade de Torres, que é marco de saída da cidade, Osório é um ótimo lugar para viver e passear, destacando-se por seus atrativos turísticos e culturais. Geograficamente situada ao pé da Serra Geral entre águas doces e salgadas, a cidade é uma das poucas que reúnem serra, lagoa e mar num mesmo local. Com uma natureza privilegiada pelo seu ecossistema e pelos morros cobertos pela Mata Atlântica, Osório encontra-se ladeada pelo Oceano Atlântico, o que torna possível apreciar as belas praias de Atlântida Sul e Mariápolis.

Osório possui uma grande importância histórica devido ao desenvolvimento da navegação em seus lagos, o que possibilitou a interligação com outros municípios e trouxe esperança econômica e desenvolvimento político e cultural à cidade. No final do século XVII a faixa litorânea de Osório ficou conhecida pelos paulistas e lagunenses que estavam em busca de gado. Além disso, esse caminho que também era o modo mais fácil de chegar ao ponto das invasões castelhanas ficou conhecido como Estrada de Laguna. Em 1857 Osório emancipou-se de Santo Antônio de Patrulha e em 1934, Conceição do Arroio, como era denominada, passou a ser chamada de Osório.

Dentre as opções de lazer que a cidade oferece, os visitantes e moradores podem conhecer a história local no Arquivo Histórico Municipal Antônio Stenzel Filho. E já que a cidade também é conhecida como “terra dos bons ventos”, uma das principais atrações é o Parque Eólico, que distribui energia fornecida pela força dos ventos da América Latina e é o segundo maior do mundo em operação, sendo também o mais eficiente em capitação dos ventos. Outra importante opção que a cidade oferece é a Casa das Antenas, que retrata o passado e ao mesmo tempo o presente através de pinturas que expressam as etnias de Osório.

Faça já a sua inscrição

Para o Tobata’s Park