Onde tudo começou.

A ideia surgiu após um dos membros da organização do HEBS, o jornalista Gustavo Narciso, participar das qualificatórias do BMW GS Trophy. Durante essa experiência, o Narciso esteve em contado com mais de 140 proprietários de Big Trail amantes do off Road.

“Logo após o GS Trophy, colocamos a categoria Big Trail na ultima etapa do HEBS, o King Off The Jungle, que aconteceu em Poços de Caldas-MG. Como se tratava de um teste, limitamos a categoria em 20 vagas, mas pela nossa surpresa as mesmas se esgotaram em 2 dias e os pilotos que participaram pediram para darmos continuidade no projeto.” conclui Gustavo Narciso.

Assim surgiu o BITES e como organizadores do Hard Enduro Brasil Series, lançaremos mão de toda expertise acumulada durante os 4 anos do campeonato, para promover 5 etapas de provas destinadas aos proprietários de Big Trail.

Quem pode correr o BITES?

São dois públicos dentro de um mesmo universo: competidores e entusiastas. O projeto BITES contemplará ambos, com duas categorias dentro de cada etapa: Big Trail e Big Trail Turismo.

A exemplo do HEBS, onde são realizados dois dias de disputas, geralmente sábado e domingo, o BITES segue o mesmo formato. O sábado consiste na realização de um prólogo, com forte presença do público e patrocinadores. Para este dia, os pilotos inscritos no na categoria Big Trail, terão a oportunidade de testar as suas habilidades em pista, trilha ou por exercícios e obstáculos artificiais próprios para Big Trail.

Para o domingo as disputas seguem para trilhas; Através da navegação em um caminho sinalizado e com auxilio de GPS, os pilotos irão disputar o menor tempo de percurso. As trilhas são desenhadas e pensadas para as Big Trails. E a cada etapa, todo o circuito é testado por um piloto local com uma Big Trail.

Por se tratar de uma série, cada etapa possui algumas características próprias, porém respeitando sempre seu regulamento tronco.

A categoria Big Trail é destinada para os aficcionados por competição, majoritariamente composta por ex-pilotos ou praticantes com experiência em provas de Enduro, Motocross, rally e outras modalidades off Road que, acharam em suas Big Trails, uma nova oportunidade de testarem suas habilidades.

*Apesar de dividir a estrutura com o Hard Enduro, o BITES não é um hard para Big Trail.

Turismo

Voltado para os entusiastas do Off Road, mas que dispensam a pressão das corrida, a categoria Turismo levará os inscritos por uma imersão pela natureza, característica da cidade sede, sempre guiados pela organização.

Com a possibilidade de acompanhar de perto alguns dos desafios enfrentados pelos pilotos do BITES e a opção de se desafiar em alguns pontos mais radicais, os pilotos da categoria turismo garantem a adrenalina que procuram, na medida certa.

CATEGORIAS BITES

Big Light – Motos de 248cc até 599cc

Big – Motos de 600cc a 750cc

Big Pró – Motos de 751c a 1000cc

Heavy Pró – Motos acima de 1001cc

*As motos devem estar devidamente documentadas.